terça-feira, 23 de agosto de 2011

cursos náuticos

INDICAÇÃO Nº 426 / 2011.

Ao: Excelentíssimo Senhor Presidente.

DD: Deilimar Barros da Silva.

Ref.: Realização de Cursos na área náutica

Assunto: SOLICITA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PARA REALIZAÇÃO DE CURSOS NÁUTICOS DE: MOÇO DE CONVÉS, MARINHEIRO AUXILIAR DE CONVÉS, PEP – PESCADOR ESPECIALIZADO, POP – PESCADOR PROFISSIONAL E DEMAIS DE QUALIFICAÇÃO NA ÁREA NAVAL COMO: MECÂNICO, ELETRICISTA, PINTOR E CARPINTEIRO, DENTRE OUTROS.

Indico a Mesa Diretora, ouvido o Plenário na forma Regimental de acordo com o artigo 163 desta Casa Legislativa, que se oficie ao Excelentíssimo Prefeito Municipal de Paraty, Sr. José Carlos Porto Neto, com cópia para conhecimento a Capitania dos Portos de Paraty, a AMAP - Associação de Marinheiros de Paraty, a ABAT - Associação de Barqueiros e pequenos pescadores de Trindade, a ABAPSPA – Associação dos Barqueiros da Praia de São Gonçalo e Ilha da Pelada, ao Sindicato dos Trabalhadores Náuticos do Estado do Rio de Janeiro e a Colônia de Pescadores Z-18 de Paraty, Associação Cairuçu, Instituto Náutico de Paraty e ITAE – Instituto de Trilha de Arte e educação, para que sejam disponibilizados recursos financeiros para realização dos cursos supra citados em beneficio dos trabalhadores náuticos do Município de Paraty, atendendo à pedidos da Associação de Marinheiros de Paraty, Associação de Barqueiros e Pequenos pescadores de Trindade, Associação dos Barqueiros da Praia de São Gonçalo e Ilha da Pelada, Sindicato dos Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro e Colônia de Pescadores Z-18 de Paraty, de acordo com a tabela de necessidades abaixo discriminada:

quantidade Cursos período
02 Moço de Convés 2012
02 Marinheiro Auxiliar de Convés 2012
01 PEP – Pescador Especializado de Defeso
02 POP – Pescador Profissional de Defeso
01 Mecânico Naval 2012
01 Eletricista Naval 2012
01 Pintor Naval 2012
01 Carpinteiro Naval 2012
E Outros indicados ao Setor Naval 2012

JUSTIFICATIVAS:

Justifica-se a presente indicação pela falta desses profissionais qualificados na área náutica que atenda eficientemente a demanda da região.

Justifica-se também que o Setor Náutico vem oferecendo oportunidade de trabalho e que, não dispondo de mão de obra local qualificada, acaba buscando esse tipo de profissional em outras cidades.

Justifica-se ainda porque o Poder Executivo, para atender a necessidade da procura e oferta de emprego na área náutica deverá propiciar oportunidades tanto para a oferta de emprego como para a oferta de mão de obra como vocação do Município.

Estima-se o valor bruto de recursos necessários de R$ 250.000,00 (Duzentos e cinqüenta mil reais), informando ainda que tais iniciativas já vem mostrando resultados positivos com parcerias entre a Prefeitura Municipal de Paraty, Capitania dos Portos de Paraty, Colônia de Pescadores de Paraty Z-18 e ITAE com os Cursos PEP E POP que estão sendo realizados no ITAE.
Outra iniciativa desta natureza, foram os Cursos de Qualificação Profissional na área náutica executado pelo INP – Instituto Náutico de Paraty com a Associação Cairuçu, formando cerca de 30 alunos.

Paraty/ RJ, Sala das Sessões em 8 de Agosto de 2011.

Autor

Luciano de Oliveira Vidal
Vereador – VIDAL
PMDB









2 comentários:

  1. Quando tiverem vagas para o curso CFAQ II III me informem pois Eu e vários colegas Marinheiros Auxiliares de Máquina/Convés estamos precisando na capital do R.J.
    André.

    ResponderExcluir
  2. quando tiver pra moço de conves me avisem porfavor meu email ai carlosreis.medeiros@hotmail.com

    ResponderExcluir